A Voz das Pessoas com
Doenças Raras na Europa
Vídeo oficial do Dia das Doenças Raras de 2017 já disponível!
No dia 28 de fevereiro, terça-feira, doentes de todo o mundo irão assinalar o décimo Dia das Doenças Raras.
O vídeo oficial do Dia das Doenças Raras de 2017 já está disponível em mais de 30 línguas! Partilhe o vídeo nas redes sociais utilizando #RareDiseaseDay.
O tema do Dia das Doenças Raras de 2017 é a investigação e o slogan é «Com a investigação, as possibilidades não têm limites». Já imaginou como seria viver sem respostas para as perguntas mais básicas? Esta é a realidade para muitas pessoas com doenças raras. É frequente as pessoas com doenças raras necessitarem de respostas sobre as suas doenças e não as conseguirem obter, sobretudo por falta de investigação na área.
Para ilustrar esta frustração, o vídeo deste ano faz o paralelo com a rotina que muitos de nós temos de cumprir várias vezes ao dia – a procura de respostas na Internet. O vídeo mostra bem como é exasperante procurar na Internet e receber a resposta “não foram encontrados resultados para a sua pesquisa”.
A EURORDIS agradece aos doentes e aos voluntários a sua participação neste vídeo: Geoffray, Mathieu e Stéphanie, Marie-Laurence, Michel e Gaia, e Océane.
A EURORDIS agradece ainda à AFM-Téléthon pela produção do vídeo de 2017. A AFM-Téléthon, um dos principais intervenientes na investigação e na inovação terapêutica nos últimos 30 anos, dá à EURORDIS um apoio financeiro essencial.
Laurence Tiennot-Herment, presidente da AFM-Téléthon, comentou: «Somos cofundadores da EURORDIS e estamos extremamente envolvidos com a associação. Por isso, foi bastante natural termos supervisionado a produção do vídeo do Dia das Doenças Raras de 2017 dedicado à investigação, um tema caro aos doentes e às suas famílias. As doenças raras já não vivem na sombra; passámos do mais completo abismo médico para um número cada vez maior de ensaios clínicos. Os doentes e as suas famílias necessitam que a comunidade das doenças raras continue a aumentar os seus esforços, pois não há tempo a perder.»
Simona Bellagambi, membro da Direção da EURORDIS e representante da UNIAMO, a aliança italiana das doenças raras, afirmou: «A investigação sobre as doenças raras já está em curso. Mas não basta. É preciso que falemos bem alto para que todos os investigadores, universidades, médicos e empresas saibam que necessitamos que todos os envolvidos se empenhem ao máximo para alargar a investigação. É esta que nos permite garantir que mais doentes tenham as respostas de que necessitam acerca da sua doença.»
Todos podem participar!
- Transfira o póster oficial do Dia das Doenças Raras e outras ferramentas de comunicação (logótipo, faixa e imagem de perfil para as redes sociais, assinatura para e-mail e pacote de informações).
- Associações de mais de 80 países e regiões estão a participar no Dia das Doenças Raras de 2017 através da organização dos seus eventos locais. Este ano, há uma nova associação de doentes do Botswana e um novo parceiro no Irão a participar pela primeira vez no Dia das Doenças Raras. Publique o seu evento, conte a sua história ou levante e dê as mãos no dia das doenças raras!
- As empresas, as associações de doentes, as sociedades científicas relevantes e os hospitais podem também tornar-se amigas do Dia das Doenças Raras.
Acerca do Dia das Doenças Raras de 2017
O Dia das Doenças Raras é uma campanha da iniciativa dos doentes que a EURORDIS e o Conselho de Alianças Nacionais lançaram em 2008. Desde então, milhares de associações de doentes de mais de 100 países e regiões organizaram dezenas de milhares de eventos.
O Dia das Doenças Raras reúne de forma solidária milhões de doentes, famílias, cuidadores, médicos, decisores políticos e membros do público.
Sean Hepburn Ferrer, filho mais velho de Audrey Hepburn, que morreu vítima do cancro raro adenocarcinoma pseudomixoma, é o Embaixador do Dia das Doenças Raras de 2017.
Nas últimas décadas, assistiu-se a um aumento dos fundos dedicados à investigação em doenças raras, mas não se pode ficar por aí. O Dia das Doenças Raras de 2017 é a oportunidade de convidar investigadores, universidades, estudantes, empresas, decisores políticos e médicos a realizar mais investigação, assim como de os sensibilizar para a importância que a investigação tem para a comunidade das doenças raras.
Eva Bearryman, Communications Manager, EURORDIS
Tradutores: Ana Cláudia Jorge e Victor Ferreira
Tradutores: Ana Cláudia Jorge e Victor Ferreira
No hay comentarios:
Publicar un comentario