miércoles, 16 de octubre de 2019

Os representantes das pessoas com doenças raras e os promotores juntam-se para correalizar investigação clínica ||EURORDIS - A Voz das pessoas com doenças raras na Europa

EURORDIS - A Voz das pessoas com doenças raras na Europa

Eurordis, Rare Diseases Europe

A Voz das Pessoas com
Doenças Raras na Europa

Languages





Os representantes das pessoas com doenças raras e os promotores juntam-se para correalizar investigação clínica

Représentants de patients aux CCM EURORDIS


Na última década, a EURORDIS fez grandes progressos na capacitação das pessoas com doenças raras e dos seus representantes para o envolvimento com os promotores e as entidades que realizam investigação e desenvolvem terapias para as doenças raras.
Paralelamente, as ações da EURORDIS facilitam a colaboração dos promotores com os representantes das pessoas com doenças raras, assegurando que a investigação realizada tem em consideração as necessidades reais dos doentes.

A Carta de Colaboração na Investigação Clínica das Doenças Raras da EURORDIS

Dez empresas que desenvolvem terapias para as doenças raras já assinaram a versão revista da Carta de Colaboração na Investigação Clínica das Doenças Raras, atualizada no início deste ano.
A Carta define um quadro comum e tem como objetivo melhorar a qualidade da investigação clínica das doenças raras, assim como fomentar o diálogo transparente e eficaz entre as empresas ou promotores académicos e as redes de doentes. Ao assinar a Carta, o promotor mostra o seu compromisso em respeitar os princípios da colaboração com os doentes.
>> As empresas interessadas em assinar a Carta de Colaboração na Investigação Clínica das Doenças Raras podem entrar em contacto com Céline Schwob: celine.schwob@eurordis.org.

Conselhos Consultivos Comunitários (CAB)

Os Conselhos Consultivos Comunitários
(CAB) são grupos estabelecidos e geridos por representantes dos doentes para agilizar o diálogo contínuo entre doentes e promotores sobre a investigação e as políticas em áreas de doenças específicas.
Os CAB estão envolvidos quer em assuntos científicos como políticos, tais como o acesso às terapias. Podem ser constituídos por sete a dezasseis membros representantes dos doentes e ajudam a conceber, realizar e efetuar comunicações de ensaios clínicos mais racionais e inclusivos, contando com o ponto de vista dos doentes. Graças a isso, criam-se laços de confiança entre os doentes e a comunidade científica que podem resultar na melhoria da qualidade da investigação.

Programa do Conselho Consultivo Comunitário da EURORDIS

E se não existir um CAB no domínio da sua doença?
Ou se for de uma empresa que pretende envolver os doentes para que colaborem na investigação de uma doença específica?
Programa do Conselho Consultivo Comunitário (CAB) da EURORDIS ajuda as associações de doentes a criar e estruturar um CAB para a sua doença e pode pôr promotores e doentes em contacto.
Desde o início do Programa, em 2018, a EURORDIS já apoiou a criação de quatro CAB dedicados à fibrose cística, aos linfomas raros, à distrofia muscular de Duchenne e à cistinose. Estão ainda em curso discussões para, no início de 2020, criar CAB para outras doenças.
Hilde De Keyser, da Cystic Fibrosis Europe, criou um CAB para a fibrose cística com o apoio da EURORDIS, tendo afirmado que “a EURORDIS apoiou-nos a fazer avançar o nosso próprio CAB para a fibrose cística. Este CAB permite-nos, à CF Europe, estabelecer uma colaboração transparente e sólida com as entidades que desenvolvem os medicamentos, permitindo aos doentes influenciar a agenda da investigação e reverter o modelo tradicional em que são apenas as empresas a decidir quais as prioridades da investigação. Através do nosso CAB, avançámos em debates sobre assuntos como medidas dos resultados mais realistas e aproximadas ao doente e a importância de se desenvolverem marcadores da qualidade de vida relevantes. Além disso, estamos ainda a trabalhar na melhoria do acesso aos ensaios clínicos, neles envolvendo mais centros europeus, incluindo da Europa de Leste».
O programa CAB abrange também alguns princípios e ferramentas comuns aos grupos de doentes e aos promotores, tais como: a formação e a capacitação de representantes dos doentes, a troca entre pares de experiências entre CAB, a monitorização de processos e resultados dos CAB, a transparência e a prevenção de interesses concorrentes, a promoção do programa, e a avaliação e potenciais publicações científicas.
Como parte do Programa CAB e para facilitar as interações promovidas pelos doentes, a EURORDIS pode oferecer formação específica anterior às reuniões e nas reuniões dos CAB através dos materiais da EURORDIS Open Academy.
>>As associações de doentes e as empresas que estejam interessadas em colaborar através do Programa CAB da EURORDIS podem contactar Rob Camp: rob.camp@eurordis.org.

Diálogos com a indústria a decorrer

Os debates na Oficina da Mesa Redonda Empresarial da EURORDIS, que decorreu em Barcelona esta terça feira, centraram-se na importância do envolvimento dos doentes no ciclo de vida dos medicamentos. Esta oficina incluiu uma sessão de capacitação sobre a compreensão e a utilização de métricas para avaliar as aprendizagens e a utilidade dos CAB. Leia o documento estratégico da Oficina.
>> As empresas interessadas em aderir à Mesa Redonda Empresarial da Eurordis poderão contactar Céline Schwob: celine.schwob@eurordis.org.

Eva Bearryman, Communications Manager, EURORDIS
Tradutores: Ana Cláudia Jorge e Victor Ferreira
Page created: 16/10/2019
Page last updated: 15/10/2019

No hay comentarios:

Publicar un comentario